segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Analisando a TV




A novela Caminho das Índias que agora se encontra na reta final é exibida na Rede Globo de Televisão e apresenta parte da cultura indiana, seu principal enredo é a questão social apresentada por castas e os demais da população: Os “Bramanis e os Dalit”.

Como público a autora Gloria Perez, tentou explorar todas as idades, pois introduziu como personagens crianças que eram ativas na trama: Karina Ferrari, Laura Barreto, Nauhana Costa e Cadu Paschoal que interpretaram Anusha, Lalit, Malika e Hari e isso incentivava as crianças a assistirem também, mesmo tendo aviso de idade apropriada para acompanhar a novela.

Os temas de valores sociais abordados na novela são: O preconceito com as enfermidades mentais e a alienação total de alguns pais em perceberem seus filhos e suas necessidades, ambos demonstrados na família de Ramiro e Melissa; A conscientização de que existem outras culturas e religiões e que é possível viver em comunhão; A vulnerabilidade das pessoas diante da existência dos psicopatas, os pais omissos diante dos erros dos filhos, a mentira e a hipocrisia vivida no seio familiar e etc. e esses assuntos incentivaram a reflexão de toda a população e todos discutiam o assunto no trabalho, no seio da família e até como exemplos em palestras.

A novela pecou em mostrar a pobreza de forma camuflada e de forma superficial para agradar aos olhos dos telespectadores, os “poderes” do Rio Ganges também não foram mostrados em sua originalidade.

Foi um pouco pejorativo em se tratando de figura feminina: A mãe de Opasch a sogra Laksmi (Dadi) que perseguia a nora ; A vulgaridade e enganos da Norminha; As traições de Súria, O mimo de Camila; As mentiras de Kochi; mediocridade da Melissa; A fraqueza de Maya; o descaramento e frieza de Ivone e a ambição de Ilana.

Um padrão de beleza foi ostentado a todo instante: academias, produtos de beleza, roupas e jóias foram demonstradas e incentivadas até mesmo em propagandas e lançamentos sendo dirigida à parte mais adulta de seu público e até nos bairros mais pobres onde as famílias mais carentes da trama moravam havia uma beleza programada. A pobreza foi camuflada e quase não pode ser sentida.

A caricatura pejorativa existente foi demonstrada nos personagens de Chico Anísio e o personagem “Hadeschi” que viviam de enganar a boa fé das pessoas e ainda se davam bem.

Neste tempo a novela fez parte integrante da vida dos brasileiros. Os bordões e a forma de falar dos personagens foram repetidos em conversas de várias classes da sociedade e alguns permanecerão ainda por muito tempo na fala dos brasileiros. Suas roupas e jóias estão sendo usadas e muitos pontos da novela ainda estão sendo discutidos sobre o final.

Comprovando o que foi mencionado acima, no dia da apresentação do último capítulo a Rede Globo de Televisão alcançou 55 pontos no Ibope. Algumas cenas foram marcantes: O perdão de Raj em relação à traição de Maya; O recebimento do neto mesmo sendo considerado dailit pelo avô interpretado por Tony Ramos; A volta de Raj para casa. O novo golpe de Ivone para escapar da cadeia não agradou muito, pois o brasileiro tem muito disso: de fazer justiça que nem sempre é bondosa.

Em conversas acaloradas de alguns telespectadores, o final de Ivone deveria ter sido catastrófico, como atropelamento, golpe ou miséria total, para pagar todo o mal, porém segundo minha visão, a autora quis demonstrar com a Ivone sendo libertada da prisão, que em nosso meio ela sempre poderá estar sendo representada por alguém e que todos devem estar sempre alertas.

IMAGENS










Um comentário:

  1. Eu vim olhar o seu blog, e lhe convidar a visitar o meu, e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando por vc, lá
    Abraços de verdade

    ResponderExcluir